• À conquista da Ginja da mãe do Vítor!!
  • BTTrolando
  • BTTrolando
  • BTTrolando

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Geocaching

Coloco este Post, porque além do BTT também tenho outro hobbie, o Geocaching. São duas modalidades que se podem conjugar de diversas formas.
O Geocaching, é uma modalidade que se pode praticar sozinho (por vezes não é aconselhável), em família, em grupos, etc., em qualquer altura do ano.
Já pratico esta modalidade há alguns anos, infelizmente nos dois últimos anos devido há falta de tempo tem estado um pouco de lado, mas sempre que posso não o deixo de fazer.

Porque apresento aqui este tema?

Muito simples, muitos Btteistas já conhecem esta modalidade e praticam-na, outros não, porque não apresenta-la a quem não a conhece? Porque não, algumas das voltas que fazemos para quem estiver interessado não juntar o útil ao agradável?

Afinal o que é o Geocaching?

“Geocaching é um desporto de ar livre que envolve a utilização de um receptor de GPS ("Sistema de Posicionamento Global") para encontrar uma "geocache" (ou simplesmente "cache") colocada em qualquer local do mundo. Uma cache típica é uma pequena caixa (ou tupperware), fechada e à prova de água que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca.

A actividade de Geocaching tornou-se possível devido ao fim da imposição da degradação do sinal do sistema GPS denominado Selective Availability em 1 de Maio de 2000. A primeira colocação de uma cache com auxílio de GPS ocorreu em 3 de Maio de 2000 por Dave Ulmer. A localização foi anunciada no newsgroup sci.geo.satellite-nav. Três dias depois tinha sido encontrada duas vezes e registada uma vez.

Geocaches:

Numa cache tradicional, um geocacher coloca um livro de registos, caneta ou lápis e os pequenos tesouros, num saco à prova de água, e depois anota as coordenadas WGS84 (latitude e longitude) da cache. Estas, em conjunto com outra informação sobre o local do esconderijo, são publicadas na Internet. Os outros geocachers, os descobridores, lêem essa página e, com receptores GPS, procuram-na. Quando o conseguem, registam o achado na mesma página. Os Geocachers são livres de colocar ou retirar objectos da cache, normalmente por troca de coisas de pequeno valor, de modo a haver sempre qualquer recordação para trazer.
Algumas caches contêm o que se chama de "travel bugs" ou "Geocoins" - objectos que se deverão mover de cache em cache, e cujos percursos são registados online.

Algumas variações:

- Micro-cache: pequena caixa onde quase só cabe o livro de registo - as mais comuns são caixas de rolo fotográfico 35mm.

- Multi-cache: necessita de uma visita a um ou mais pontos intermédios para determinar as coordenadas da cache final.

- Cache-mistério: necessita que o geocacher resolva um puzzle para encontrá-la. Cache-evento: um encontro de geocachers.

- Virtual: local a visitar sem caixas escondidas mas que supostamente deve ter algo bonito ou interessante. A visita terá que ser provada através da revelação de algo que garanta que o geocacher esteve presente.

Geocaching é Desporto?

Muita gente, incluindo os geocachers, tem dúvidas em classificar o geocaching. Existem várias interpretações: desporto, caça, jogo, actividade ou apenas uma razão para dar uns passeios. O certo é que o geocaching pode obrigar a um esforço físico significativo dependendo da localização da geocache escondida, podendo exigir equipamento especial (material técnico de escalada, por exemplo). Mesmo assim, não deixa de ser acessível a todos. As geocaches são classificadas de 1 a 5 consoante o seu nível de dificuldade (esforço total necessário para a encontrar) e igualmente de 1 a 5 consoante a complexidade do terreno e do acesso ao local específico. O grau de dificuldade varia grandemente, havendo desde caches escondidas em parques públicos, monumentos, cidades até altas montanhas, desertos e mesmo na Antárctida!

Geocaching e o ambiente.

Uma das características que diferencia o geocaching de outras actividades é o esforço feito no sentido de preservar a natureza e criar consciência ambientalista. Para tal, é normalmente pedido aos utilizadores que removam algum lixo das áreas onde praticam geocaching ("Cache In, Trash Out" - CITO) e que deixem as áreas visitadas iguais ou em melhor estado que as encontraram ("Leave No Trace", "Take Nothing But Photos, Leave Nothing But Footsteps"). É usual também a realização de eventos CITO listados em http://www.cacheintrashout.com/que envolvem milhares de geocachers em todo o mundo limpando uma área em particular.”
http://pt.wikipedia.org/

Site oficial: http://www.geocaching.com/
Geocaching@PT: http://geocaching-pt.net/

Espero ter despertado um pouco de curiosidade sobre o Geocaching, espero também que em breve se venha a fazer ums “caçadas” às caches, em BTT.

Um lado bom do Geocaching, é que muitas e muitas vezes levam-nos a sítios completamente desconhecidos para nós ou sítios que tem algum significado e o qual desconhecemos.

Fico a aguardar reacções vossas,
A todos
Um abraço