• À conquista da Ginja da mãe do Vítor!!
  • BTTrolando
  • BTTrolando
  • BTTrolando

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

GR 22 - Rota das Aldeias Históricas

Esta é, seguramente, uma das grandes aventuras em BTT que se pode fazer em Portugal. São cerca de 535 km de BTT puro e duro, pedalando entre as Aldeias Históricas de Portugal, e em torno da Serra da Estrela. Aconselha-se a utilização de GPS.

Alguns dados prévios:

  • Nível: Avançado.
  • Distância total: 535km.
  • Dia mais curto: 62km.
  • Dia mais longo: 90km

Abaixo descrevem-se as etapas.

Etapa 1: Castelo Novo- Idanha a Velha-Monsanto (62km)

Neste primeiro dia de pedalada “a sério”, ligará Castelo Novo a Idanha-a-Velha e, poste­riormente, a Monsanto. Trata-se de uma etapa bastante plana, sem grande dificuldade, marcada pela presença constante do xisto e do granito. Excepção para a brutal calçada romana que terá de subir mesmo antes de Monsanto. Em Idanha-a-Velha, povoação de origem romana, não deve perder o impressionante la­gar de varas, para a produção de azeite, e as ruínas romanas.

Etapa 2 – Monsanto-Sortelha (67km)

Monsanto, out­rora considerada a “Aldeia mais portuguesa de Portugal”, situa-se bem no topo de uma formação granítica impressionante, oferecendo vistas espectaculares. Esta aldeia distingue-se pelas suas estreitas ruas e ainda por um imponente castelo no ponto mais alto da formação rochosa. Sortelha também tem muito para ver - o castelo, o belo pelourinho e a igreja matriz, entre outros pontos de interesse. Em termos de percurso, a ligação entre estas aldeias é relativamente fácil, sem grandes subidas. Parte do percurso é dentro da Reserva Natural da Serra da Malcata.

Etapa 3 – Sortelha-Castelo Mendo-Almeida (90km)

Esta etapa caracteriza-se pela diversidade de pisos - pedra solta, calçadas ro­manas, cursos de água. Algumas subidas mais “puxadas” fazem parte desta etapa de ligação entre Sortelha e Almeida. Mesmo antes de Almeida terá que cruzar o rio Côa, pedalando sobre uma ponte romana. O forte em formato de estrela marca a paisagem de Almeida, constituindo um dos maiores expoentes da arquitectura militar abaluartada em Portugal.

Etapa 4 – Almeida-Castelo Rodrigo-Marialva (72km)

Nesta etapa vai pedalar no Parque Natural do Douro Internacional. A ligação entre Almeida e a bonita aldeia de Castelo Rodrigo é fácil, sem grandes declives. Por vezes, estará em pleno caminho de peregrinação para Santiago de Compostela. Castelo Rodrigo teve, em tempos, uma grande importância na defesa do território na­cional contra os ataques das tropas castelhanas. A ligação entre Castelo Rodrigo e Marialva inicia-se com uma bela descida até ao rio Côa... seguida por algumas subidas mais acentuadas. As ruínas do castelo de Marialva merecem uma visita.

Etapa 5 – Marialva-Linhares da Beira (65km)

Linhares da Beira, a capital do parapente em Portugal, situada dentro do Parque Natural da Serra da Estrela. Terra fria e ventosa, de gente simples e hospitaleira, Linhares da Beira tem um castelo imponente que deve ser visitado. O percurso apresenta algumas secções com muita pedra e calçadas.

Etapa 6 – Linhares da Beira-Piodão (77km)

Esta é uma etapa muito dura, com subidas e descidas acentuadas, devido ao enquadra­mento geográfico do Piodão, entre as serras do Açor, da Lousã eda Estrela. O piso de xisto solto cobre os estradões onde pedalará, tornando a etapa ainda mais complicada. Mas o destino final, Piodão, vale a pena o esforço dispendido - as suas casas em xisto, envolvidas na paisagem circundante, são de uma beleza invulgar.

Etapa 7 – Piodão-Castelo Novo (88km)

A etapa de regresso a Castelo Novo é bastante exigente fisicamente, dada a altimetria com variações acentuadas, a distância elevada e também porque o piso tem muita pe­dra. Em resumo, mais um dia de puro BTT!

Consultem:

http://www.a2z-adventures.com/admin/site_imgs/destinos/pdf/PT30.pdf

http://www.forumbtt.net/index.php?topic=21385.25

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=137647

VAMOS?!?!?!?!?!