• À conquista da Ginja da mãe do Vítor!!
  • BTTrolando
  • BTTrolando
  • BTTrolando

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mudança de Horário Inverno


No próximo domingo não se esqueçam que às 02:00 da manhã temos que atrasar o relógio para a 01:00.
Mais uma hora de sono...


Cultura sobre a hora

Chamamos mudança horária ao adiantamento e atraso de uma hora que efectuamos todas as Primaveras e Outonos respectivamente. Esta é uma medida que cerca de 70 países em todo o mundo levam a cabo, sendo Japão o único país industrializado que ainda não se adaptou a esta normativa.

A mudança horária tem por fim reduzir o consumo global de energia, fazendo coincidir o início da jornada laboral com as horas de luz.

A mudança horária foi uma medida que se adoptou pela primeira vez na primeira guerra mundial, quando alguns dos países implicados adoptaram esta medida tendo em vista poupar combustível. Esta situação repetiu-se em 1973, durante a crise do petróleo, durante a qual a maioria dos países industrializados adoptaram a mesma medida para fazer frente à complicada situação.

Em Portugal, esta medida está a ser adoptada desde 1916, embora o último regulamento a que nos adaptámos tenha chegado por parte da directiva Europeia 2000/84, que entre outras coisas unifica os dias em que se verificam as mudanças de hora em todos os países da União Europeia, sendo estes o último Domingo de Março e Outubro, respectivamente.

http://www.horadomundo.com