• À conquista da Ginja da mãe do Vítor!!
  • BTTrolando
  • BTTrolando
  • BTTrolando

domingo, 26 de maio de 2013

A Rota do Choco Frito – Setúbal, 26/05/13

"Finalmente chegou o dia de rumar à capital do Choco Frito. Iguaria pouco conhecida por estas bandas mas que é prato obrigatório para quem visita a cidade à beira Sado plantada.


Os Homenzinhos do BTT acompanhados pelo amigo Tó Zé (BTT Rolando) lá chegaram a Setúbal onde os esperava o nosso anfitrião, o Telmo, o mentor do trajecto BTT a fazer no espectacular Parque Natural da Arrábida.

Começámos serpenteando um majestoso conjunto de sobreiros, imagem a fazer lembrar o melhor do Alentejo e lá chegámos à famosa subida da Cobra que nos levou ao centro de Palmela. Seguimos pelos belos trilhos da Serra do Louro, conhecida pelos imponentes moinhos de vento, os vestígios das ruínas romanas e as deslumbrantes paisagens. É. Ainda, um dos poucos sítios em Portugal onde se pode fazer um passeio montado num burro, conhecido por Burricada.


Lá fomos até ao soberbo single track baptizado de “fio dental”. Seguiu-se a ascensão à “Vigia”. Esta subida é assim conhecida porque tem no cume um posto de vigia para detecção de incêndios. Aí, a vista é absolutamente deslumbrante, especialmente a sul onde é possível ver todo o esplendor da península de Tróia e da foz do Sado. 


Precisámos de seguir pela Quinta do Cistus (propriedade privada) mas o dono, pouco amigo dos ciclistas soltou os cães e obrigou-nos a seguir pela subida da “Encomenda”, troço com bastante declive e tecnicamente exigente o que deprimiu um pouco o grupo. 

Depois de mais uns Km’s e com a moral recuperada, chegámos ao single da Comenda (santuário do piquenique domingueiro) . Os Xarrocos (alcunha pelo que são conhecidos os Setubalenses) consideram-no o mais belo trilho da Arrábida. Com o cheiro a carne grelhada no ar lá seguimos em direcção a Setúbal com passagem pela zona ribeirinha (porto de pesca e Golfinho Parade). Aqui o cheiro a peixe grelhado pairava no ar e começava a fazer crescer água na boca.


Não podíamos terminar esta bela manha de BTT sem nos saciarmos com o famoso Choco Frito num dos restaurantes da baixa.



Um dos participantes queixou-se de uma pressão na virilha provocado pelo “Kinder” esquerdo. Além disso correu tudo bem e ninguém caiu.

Moral da história: Quem corre Seca e Meca e não vem as estas paragens perde uma das maravilhas do BTT. 

Resta agradecer ao Telmo pela escolha do percurso. Excelente!"

Texto de: Pedro Vidal