Infelizmente as férias já terminaram para muitos, alguns aproveitaram as férias para terem mesmo férias, outros para fazerem mais uns km’s de bike, não foi o meu caso, desta vez estive ausente das andanças de bike durante 2 meses.
Hoje foi o dia para recomeçarmos os nossos treinos, passeios, etc, de bike.
Rui, Alexandre, Luís, Vitor, Mário, Anibal, João e a minha pessoa, às 8h30 lá nos encontramos no ponto de encontro combinado para hoje, Gandara dos Olivais.
A volta de hoje não teve complicações, para uns com mais dificuldades para outros com menos, normal…
Agora o que não é normal, é o Luís andar como está andar, ia sempre a perguntar, “Já aqueceram? Já aqueceram?”, uiiii que hoje o homem estava bruto dos queixos…. Tirando hoje, pelos vistos nos outros dias também. Aquilo é um poço de forças, agora percebo porque é que a sua GT vai sempre a ranger… coitada da bike a levar sovas.
Em resumo:
Foram cerca de 50 Km’s, uma volta normal para o primeiro dia, boa disposição.
Bom pessoal, para a semana há mais…
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À conquista da Ginja da mãe do Vítor!!
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domingo, 29 de agosto de 2010
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Câmara Vídeo Contour HD

Para os amantes de vídeo em HD.
Com vários tipos de resolução:
1080p (1920x1080) 30fps
960p (1280x960) 30fps
720p (1280x720) 60 or 30fps
WVGA (848x480) 60fps
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
FÉRIAS, FÉRIAS
É de aproveitar pessoal, pois passam depressa...
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Burley Travoy - O Reboque para Bicicleta
O Burley Travoy é um reboque para bicicleta que pode transportar até cerca de 30 kg.

As semelhanças com os carros de golf não é coincidência dado que a principal inspiração do Burley Travoy vem mesmo do facto de se verem adaptações de carrinhos de golf a bicicletas. Neste caso vai-se um pouco mais além, pois é dobrável e pode ser transformado em mochila ou usado simplesmente como um trolley quando não está acoplado à bicicleta.
terça-feira, 6 de julho de 2010
Suporte de bicicleta para Iphone da BioLogic

O suporte coloca-se no guiador e pode rodar 360º e ficar na horizontal ou vertical, isolando o seu Iphone no interior de uma caixa à prova de água. O écran fica assim protegido da água e do pó, continuando a responder ao toque dos seus dedos.

Dado que o altifalante e microfone do seu Iphone ficam dentro da caixa protetora, manter uma conversa telefónica pode ser uma tarefa complicada, pelo que se aconselha a utilização de um auricular para o efeito. O suporte é aconselhado pricipalmente para monitorizar a sua posição num mapa através do GPS, velocidade, distância percorrida, no essêncial utilizaria o seu Iphone como um ciclocomputador. Como a caixa tem uma abertura para a camara do seu Iphone poderá utilizá-lo para gravar vídeos dos seus percursos, embora a probabilidade de sairem bastante tremidos, seja elevada.

Apesar da caixa prtotetora poder proteger o seu Iphone de alguns elementos, ela não está indicada para utilização fora de estrada. O seu preço ronda os $ 59,99 USD.
domingo, 4 de julho de 2010
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Suzuki 1100
domingo, 27 de junho de 2010
Nazaré - S. Martinho Porto (Volta simpática)
Após o que se passou hoje, chegamos à conclusão que temos que antecipar as nossas voltas dos Domingos para os Sábados.
Porque? Muito simples…. Eu às 2h00 da manha de Domingo recebi um sms com o seguinte texto:”Estou a comer caracóis e beber cerveja....”, o Luis às 4h00 da manha recebeu também um sms com o seguinte texto: “Estou a sair a discoteca, estive no Remember 80’s…”
Conclusão, andamos todos a ter a febre de Sábados à noite… depois, quando se chega ao ponto de encontro, que era num parque proibido às Auto-caravanas e o seu acesso estava limitado em altura por uma estrutura metálica, esquecem-se que levam uma bike em cima do carro, ou seja o carro passou a bike NÃO. Eh eh eh.
Felizmente a Bike não teve lesões…
Pois é o “Summer Time”, chegou e o pessoal só pensa nas noitadas de sábado. Oh yhééé.
Volta de hoje, foi uma volta simpática…
Track: +/- 34 kms
Tempo de deslocação: 2H26
Media deslocação: 13,20 km/h
Acumulado: 700 Mts
Hora saída: 8H0
Hora Chegada: 12H00
No local do ponto de encontro, onde todos chegaram a horas, a saída foi pouco atrasada pelos motivos que indiquei atrás.
Previa-se uma volta fácil sem grande dificuldade, o objectivo era mesmo esse.
Ao 6º Km o Helder furou, felizmente hoje foi o primeiro e ultimo, a bendita bomba de ar do chineses vou a entrar se serviço.
Até S. Martinho Porto correu tudo normalmente, a manha estava nublada e o sol não deu o ar da sua graça.
Reforço e café tomados, lá começamos o regresso pela serra da Pescaria, entramos nos conhecidos single track’s, onde já se encontram muitos com difícil acesso devido á vegetação.
Numa subida de um dos single’s, o Helder quis ser mais teimoso do que a bike, resultado uma aparatosa queda…
Continuamos, juntamo-nos a outro grupo que ia no mesmo sentido serra abaixo.
Conclusão: com a estrutura metálica que estava onde não devia estar, com o furo e queda do Helder, a manha para variar correu sempre com a boa disposição de todos.
Até á próxima…

sexta-feira, 25 de junho de 2010
Ficheiro de Calculo - Biomecânica

Sempre ajuda alguma coisa.
Fazer download do ficheiro (Aqui)
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Biomecânica do Ciclismo

Aqui encontramos uma ciclista posicionada sobre a bike demarcada com pontos que representam as articulações, as linhas traçadas facilitam a identificação da velocidade angular e dos ângulos que podem ser usadas em analises cinemáticas da técnica de pedalada.
No caso do ciclismo, a biomecânica está presente em muitos pontos, como posicionamento sobre a bike, sobrecargas articulares, técnica de pedalada, lesões no ciclismo, treino resistido e também os equipamentos. Portanto a biomecânica está intimamente ligada ai ciclismo, sendo factor crucial para o rendimento do atleta.

Nessa imagem podemos ver como se faz a medida do tubo horizontal (top tube), que nos caso onde a geometria do quadro possui o formato slop, onde o top tube é maior do que o seat tube, devemos corrigir essa variável deixando o fita métrica sempre paralela ao chão, nesse caso um pouco acima do ângulo formado entre o top tube e o seat tube.
Há variáveis que o ciclista pode encontrar. Para começar vamos falar do quadro, que é a estrutura da bicicleta As duas principais medidas do quadro consistem no top tube (tubo horizontal) e no seat tube (tubo do selim), que nas bicicletas de estrada são dados em centímetros, e nas bicicletas de MTB em polegadas. As médias antropométricas são intimamente ligadas a esses valores, estando associadas a eles o tamanho das pernas, tronco e braços, além de outros pontos como flexibilidade, capacidade de força, cadência habitual, entre outros. Outra medida muito importante é o ângulo existente entre o top tube e o seat tube, que varia principalmente entre 73 e 78graus, sendo que quanto menor o ângulo, maior o conforto, excelente para provas de longa duração, e quando maior, mais potência é gerada, porém é mais desconfortável, excelente para prova de duração menores, como contra-relógio. No caso do MTB, esse ângulo também varia bastante, porém tirar a medida torna-se um pouco mais complicado pela variedade de modelos de quadros existentes.

Aqui a medida do ângulo entre o top tube e seat tube, no caso a medida foi de 75 graus, nesse caso pelo quadro ser slop também devemos corrigir, deixado a ponta superior do goniómetro (ferramenta usada para medir o anglo) paralelo ao chão.
Quanto ao tamanho das pedaleiras, os mais usados são os de 170mm, 172.5mm e 175mm, porém existem outros tamanhos mais presentes nas bicicletas de pista, chegando até 180mm. Essas medidas dependem do tamanho das pernas, da capacidade de força e também da cadência aplicada pelo ciclista.
http://www.ciclismobr.com.br
domingo, 20 de junho de 2010
Touria - Pia do Urso - Touria

Apresento-vos o novo sistema “aerodinâmico” para capacetes BTT, amabilidade do nosso amigo Ricardo.
Ponto de encontro Touria às 8H00, inicio da volta às 8H10.
Track: +/- 51 Km
Tempo deslocação: 3H36
Media deslocação: 14,10 Km/h
Acumulado 1049 mt
Regresso ao ponto inicial às: 12H46 (hoje houve alguns contratempos…)
Tudo preparado, lá começamos a partir do pavilhão desportivo da Touria. O destino marcado era Pia do Urso.
Tudo corria normalmente até que o Mário foi o primeiro a estender-se (ossos do oficio) sem sequelas. Passamos por onde em tempos havia um trilho, eu disse havia….
Nada que não fosse possível ultrapassar, alias o BTT sem estas situações não tinham piada. Mais á frente já na entrada da Pia do Urso o Alexandre, também quis demonstrar que não era só o Mário que caia, como tal… CHÃO.
Na Pia do Urso, fizemos o nosso intervalo para o pequeno-almoço, reforço, café e…. Tivemos mais dois elementos que se juntaram ao grupo, o Zé Antonio e o Tó- Zé Ramos. A fim de darmos as boas vindas, quando todos já estavam de barriguinha cheia, vai uma ginjinha…
De regresso, com a habitual boa disposição, tudo corria normalmente, pois eu disse bem “tudo corria”….
Ao 28º Km o Tó-Zé Ramos tem um furo, normal, normalíssimo, agora o que não é normal é que com tantos “mecânicos” se demore uma eternidade para colocar uma câmara-de-ar.
Eh eh eh, enche com uma bomba, enche com outra, já agora mais uma e a câmara não enchia, finalmente alguém lá tirou uma bomba dos chineses e remédio santo…
Ao 37º Km, tive que fazer uma paragem de emergência, danada de uma vespa enfiou-se no meu capacete e deu-me uma ferradela, uiiii que doeu para….
Ao 38º Km, o Tó-Zé voltou a furar…. Há dias de sorte ou não! Bom, agora a coisa já foi um pouco mais rápida, os mecânicos já tinham tido formação no furo anterior, usaram logo a bendita bomba de ar e foi mais rápido.
Uma nota: hoje o Ricardo andou toda a manha com a sua “Vuvuzela”, que barulheira que ele fez hoje, realmente não passou despercebido…

Lá continuamos sem mais nenhum percalço até ao ponto inicial.
Para variar mais uma manha muito bem passada e em boas companhias.
Até á próxima.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Novos Modelos
terça-feira, 15 de junho de 2010
Cheira-me que tenho de trocar de capacete!
Uma equipa de investigadores do "Fraunhofer Institute for Mechanics of Materials IWM em Freiburg" desenvolveram um novo processo de fabrico de capacetes para ciclismo. O processo permite a inclusão na produção do capacete de micro cápsulas que contém um óleo criador de mau odor. Uma camada de resina protege as cápsulas de modo a selar a entrada e o contato com o ar.
Quando o capacete recebe uma pancada forte, danifica a resina protectora e assim liberta-se um forte odor, dando indicação de que é necessário substituir o capacete pois este já não está em condições de ser utilizado por ter a sua estrutura comprometida e não dar a protecção necessária ao seu utilizador.
Dr. Christof Koplin, um dos cientistas do IWM, disse:
"Os ciclistas muitas vezes substituem os seus capacetes sem necessidade depois de os deixarem cair ao chão, porque não conseguem identificar se ficou danificado ou não. As cápsulas vêm eliminar este problema. Se o capacete sofrer algum dano, as substâncias mal cheirosas são libertadas"
domingo, 6 de junho de 2010
Equipamento Novo
Hoje foi o dia da estreia do equipamento, infelizmente não puderam estar todos presentes, o que é compreensível.
8H00 da manha conforme o combinado, às 8H15 iniciamos a nossa volta.
Track: +/- 48 Km
Tempo de deslocação: 3H17
Media: 14,7 Km/h
De regresso ao ponto inicial às 12H15
Em direcção à cidade de Leiria, junto ao rio Liz, passando pelo parque radical, subimos até ao Telheiro onde fizemos o nosso aquecimento com uma subida e alguns single tracks.
Seguindo para as Fontes, começamos a subir a Senhora do Monte (ou quase), passamos pelo Pé da Serra em direcção ao Soutocico.
Nesta altura o grupo já ia com três quedas, Rui, Alexandre e Vitor, bom se não caíssem também não tinha piada.
Direcção à Curvachia, passando por um single track pouco conhecido e abandonado, mais uns kms por esta zona para “gozar” os conhecidos e apetecidos single tracks.
De regresso com o destino à mata dos Marrazes, onde também andamos às voltinhas nos single tracks…….
Sempre com a boa disposição de todos, tivemos mais uma manha bem passada.
Até à próxima…
Equipamento BTTrolando
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Bike movida a Mentos e Coca é o futuro do transporte
domingo, 30 de maio de 2010
Parabéns Mário!!
Antes de fazer o relato de hoje, quero deixar aqui um forte abraço de parabéns ao Mário pelas suas 40 “Primaveras” que comemora hoje.
Parte II
Como é hábito na hora marcada lá estávamos para mais uma manha de BTT.
Hoje o objectivo era de andarmos pelos lados da Bidoeira de Cima, tudo corria normalmente sem qualquer percalço, até que deparamos que um single – track, do qual dava algum prazer fazer estava completamente “intransitável”, nem mesmo com as bikes á mão, alguns km’s mais á frente, deparamos com a mesma situação. Outro single – track que acompanha um ribeiro teve que ser feito todo com a bikes à mão. É pena que estejam nestas condições, árvores caídas, arbustos com força, etc. Notou-se que a falta de circulação de bikes deixo-os neste estado, é pena.
Algumas alterações no track, alguns km’s de atalhos lá fomos indo. Para animar o pessoal o “aniversariante” lembrou-se de fazer um voo, a bike para trás e ele em voo com uma aterragem de se tirar o chapéu, danos materiais e afins… não houve.
Parte III
Ao km 28, fomos apanhados de surpresa, e que surpresa, o “aniversariante” tinha preparado um reforço em local estratégico e que reforço.
Bom, Mário só posso dizer obrigado pelo reforço e para a semana estas á vontade, podes repetir.
Parte IV
Após alguns minutos de bom lazer lá continuamos. Não foi possível cumprir o track conforme o previsto, mais uma vez pela mesma razão, acesso impossível de ultrapassar, mas o BTT é assim mesmo, não se passa por um lado vai-se por outro, toca a encontrar trilhos.
Apesar dos bons dias que têm estado ainda encontramos lama, também faz bem á pele.
Para variar mais uma manha bem passada e em boa companhia.
Para a semana lá iremos novamente, e com um novo objectivo a “inauguração” do equipamento BTTrolando.
