Historia
A modalidade desportiva mountain bike nasceu na Califórnia no meio da década de 1950 através de brincadeiras de alguns ciclistas e de alguns surfistas que procuraram desafios bem diferentes das competições de estrada tradicionais e actividades para dias sem ondas.
Os primeiros nomes que apareceram foram: James Finley Scott: "provavelmente" a primeira pessoa a modificar uma bike exclusivamente para andar na terra - em 1953. Utilizou um quadro para passeio Schwinn, pneus largos, conhecidos como balão; Tom Ritchey e Gary Fisher: pioneiros na prática do desporto e no desenvolvimento de componentes em série, como futuramente bicicletas próprias para o novo estilo. Fundadores das empresas Gary Fisher e Ritchey; Joe Breeze: Confeccionou a primeira bicicleta para a prática do Mountain Bike, a Breezer # 1 em Outubro de 1977.
Equipamento
As bicicletas para BTT diferem das bicicletas de estrada em diversos aspectos:
Usam pneus mais grossos e cardados, que absorvem impactos de forma mais eficiente, possuem maior aderência em terrenos enlameados e oferecem maior controlo e tracção da bicicleta em terrenos acidentados, na areia e na lama.
Usam amortecedores, na frente, atrás ou dois, um na frente e outro atrás, conhecidas como bikes Full Suspension, para reduzir os impactos sentidos pelo ciclista e permitir maior controlo da bicicleta. Não sendo absolutamente necessário o amortecedor central ou traseiro (no quadro da bicicleta), o principal para quem vai começar é o dianteiro, de garfo telescópico ou "double-crown" (dois crown, um em baixo e outro em cima da caixa de direcção) ou o normal (um pouco menor que o telescópico).
Possuem quadros reforçados e mais resistentes, especialmente nas modalidades que incluem saltos e quedas de grandes alturas, mas sem comprometer gradativamente no peso do conjunto.
O guiador é, não necessariamente, mais alto, permitindo uma posição menos inclinada e mais confortável para o ciclista ou também recto, modelo clássico por ser um dos primeiros tipos a serem usados.
Possuem aros de 26" e 24", em geral 26", em vez dos aros 700 do ciclismo de estrada. Os aros costumam ser de parede dupla, reforçados de modo a evitar deformação nas ultrapassagens de obstáculos. Recentemente está sendo usado também aros de 29" e misturas, como 29" na frente e 26" atrás.
As relações de velocidade são maiores e mais leves tão precisas quanto as bicicletas do ciclismo de estrada. Hoje em dia a quantidade de velocidades varia de 21 velocidades até 27 velocidades. Recentemente também foi adoptada a quantidade de 30 velocidades.