• À conquista da Ginja da mãe do Vítor!!
  • BTTrolando
  • BTTrolando
  • BTTrolando

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Rota das Cidades Históricas

Há uns meses atrás quando descobri o blogue Triumviratum BTT / Rota das Cidades Históricas, cheguei ao pé do pessoal e comentei “pessoal temos um desafio porreiro para fazer”, o interesse de todos começou logo a surgir.
Fomos falando, tentando arranjar uma data, o que foi difícil, pois conciliar a disponibilidade de todos não é fácil. Data programada foi o dia 21/09.
Conforme a aproximação da data a ansiedade começou a aumentar, e mais ainda quando entramos na semana do dia “D” os dados metrológicos apontavam para chuva, xiii!! com tantos dia de sol, que grande pontaria….
Bom chegou o dia “D”, e conforme o combinado estávamos todos (Nuno Morgado, Ricardo Frazão, Ricardo Gomes, Tó – Zé Alves, Tó – Zé Ramos, Zé pereira) ás 6H45, junto á fonte luminosa de Leiria, preparação de todo o equipamento, fotografia de praxe e ás 07H02, iniciamos a Rota das Cidades Históricas. O sol ainda estava escondido e os oleados guardados às nossas costas, felizmente não estava a chover, céu encoberto, o que veio acontecer em todo o dia. Felizmente para nós, não houve muito calor e também não choveu.
Aos sairmos de Leiria ao Km 4, iniciámos os trilhos, com a boa disposição de todos os presentes, e com a consciência que tínhamos iniciado um desafio um pouco doloroso, mas estávamos todos juntos para o mesmo e a camaradagem era forte.
Nesta primeira etapa, Leiria/S. Mamede, encontrámos bons trilhos, muitos com pedra e lages, o que é normal para a zona e logicamente foi sempre a subir.
Segunda etapa S. Mamede / Torres Novas, todo corria normalmente quando ao km 25, tivemos o nosso primeiro e último furo, situação resolvida lá continuámos.
Quando estávamos junto às pegadas de Dinossáurios, recebi a primeira chamada telefónica, do Paulo Mourão, (da organização do Triumviratum), e de salientar que o fez várias vezes durante o dia. O nosso obrigado ao Paulo, pelo acompanhamento que nos fez durante todo o percurso.
Chegámos a Torres Novas sem mais nenhum imprevisto e tivemos o prazer de conhecer pessoalmente o Paulo Mourão, 5 dedos de conversa e continuámos, subindo até ao castelo, fotografias à porta do mesmo, iniciámos a descida. Sem sairmos do track, paragem ainda em Torres Novas, num café para reforçar o estômago.
Iniciámos a terceira etapa, Torres Novas / Tomar, bons trilhos, bons estradões, bons single tracks e claro bonitas paisagens, aliás em todo o percurso temos a salientar a paisagem.
Chegamos à cidade de Tomar, onde tomámos o nosso reforço da tarde, e após o tão merecido reforço, fomos para a quarta etapa, Tomar / Stª Catarina, continuando por bons trilhos, nada a relatar em desagrado do trajecto, por onde o GPS nos guiava.
Quinto e última etapa Stª Catarina / Leiria, a etapa tão desejada de todos, pois o fim estava-se a aproximar, o mais difícil já tínhamos ultrapassado, a vontade de chegar ao fim era enorme independentemente do tempo que viríamos a fazer, pois não foi esse o nosso objectivo mas sim cumprir todo o trajecto.
Nem todos os elementos levaram lanternas, o que dificultou a parte final, seria muito arriscado fazer certas zonas sem luz adequada. Infelizmente quando o GPS indicava cerca de 11 Kms até ao fim, por questões de segurança optámos por fazer estes últimos Kms por estrada, paciência, acontece…. Pelo sim pelo não foi melhor jogar pela segurança...
Apesar de todo o esforço dos 6 elementos valeu a pena, todo o convívio, toda a camaradagem, toda a união, valeu este domingo muito bem passado.
Os nossos parabéns á equipa Triumviratum, por nos proporcionaram correr por trilhos que não conhecíamos.


Distancia percorrida: 151 Km
Média: 13,7 Km/h
Subida acumulada: 2665 mts
Hora de saída: 07h02
Hora de chegada: 21h02
Tempo decorrido: 14H00
Tempo em deslocação: 11h04











Fotografias de: Nuno Morgado