• À conquista da Ginja da mãe do Vítor!!
  • BTTrolando
  • BTTrolando
  • BTTrolando

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Centros de BTT

Conforme o Zé alertou no mini forum, deixo aqui o artigo:

"Os Centros de BTT das Aldeias do Xisto são infra-estruturas desportivas permanentes, constituídas por redes de trilhos para a prática de BTT e locais de acolhimento dotados de equipamentos dedicados exclusivamente aos praticantes de BTT de lazer. Estes locais estão apetrechados com estacionamento, balneários, estação de serviço para bicicletas (lavagem, ar e mini-oficina) em regime de self-service.
Os Centros oferecem trilhos do tipo CrossCountry, DownHill ou FreeRide , sinalizados com marcações específicas, adoptadas internacionalmente, com quatro níveis de dificuldade (verde, azul, vermelho e preto) adequados a todos os tipos de utilizadores, desde os que pretendem iniciar-se até aos mais exigentes.


A partir deste Centro tem à disposição quatro percursos com crescentes níveis de dificuldade, e um quinto, de longa distância, que faz a ligação com os trilhos do Gondramaz e Lousã, voltando sempre à Ferraria de São João.

O percurso mais simples, com unicamente 3,8km é ideal para um passeio relaxado para ser ter uma vista panorâmica da Aldeia. Os restantes vão sendo mais técnicos e extensos, mas passam por zonas de grande beleza, como o vale da Ribeira das Ferrarias, Fragas da Lagoa, Campêlo ou S. João do Deserto.

O percurso mais longo é um desafio para um dia inteiro em ambiente de montanha, com o atractivo de parte do troço permitir pedalar pelo meio das intrincadas ruas da Aldeia de Gondramaz, tomar um banho nas praias fluviais de Ana de Aviz e Fragas de S.Simão e conhecer o Casal de S.Simão.

Este Centro dispõe de um edifício de apoio ao BTT com estação de serviço para bicicletas com lavagem (moedas de 50 cent ou 1 euro), ar e mini-oficina self-service disponíveis 24h. Tem ainda casas de banho e duches quentes (moedas de 50 cent) disponíveis das 8h às 20h. Em caso de necessidade contactar a Associação local (ver Mais Informações nos percursos).

Como chegar- pela A1 ou pela A23, seguir para a IC8, saída Aguda/Fato, seguir placas do Centro de BTT.

Só quem passa por estes montes e vales, quem desce estas montanhas e sente a adrenalina numa bicicleta é que consegue aliar o puro prazer da descontração e divertimento, revitalizar a mente e carregar novas energias!

Gondramaz oferece 4 trilhos de Downhill de diferentes dificuldades e níveis de destreza, com início na "Torre 9" e final na entrada da aldeia. Pode ainda descer um trilho free-ride mais longo com cerca de 9 km plenosde emoção!


Os trilhos de BTT da Lousã, alguns deles passando em antigos caminhos de pastoreio perdidos na serra, são uma autêntica viagem no tempo por entre as Aldeias de Chiqueiro, Talasnal, Vaqueirinho, Catarredor, Candal e Cerdeira. Desde o troço mais acessível, ideal para um passeio em família, até desafios que fazem a distinção entre o praticante regular e o ocasional exigindo técnica e resistência.

A paisagem única da Serra da Lousã é um estímulo constante em todos os trilhos. Outros estímulos, principalmente em algumas subidas mais exigentes, são a paisagem no topo e a vertigem da descida que se segue. Diversão garantida."

http://www.aldeiasdoxisto.pt/centrosbtt