• À conquista da Ginja da mãe do Vítor!!
  • BTTrolando
  • BTTrolando
  • BTTrolando

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

SUDOEX - Falta um mês para o grande desafio!



Falta um mês para o grande desafio que vos propomos para 2010: Sudoex


É já no fim-de-semana de 9 e 10 de Outubro que rumamos ao Algarve, para vos proporcionar duas jornadas épicas de BTT, por trilhos que contemplam as fantásticas paisagens da costa vicentina, a montanha do sul de Portugal e florestas mediterrânicas.

Dois dias de uma experiência memorável, que vos vai levar ao fantástico que o barlavento Algarvio tem para quem gosta de pedalar, muitas horas de pura evasão passadas em cima da bicicleta ao longo de 220Km e 6500m de desnível acumulado.


Mais uma vez concentramos os nossos esforços na organização de eventos distintos, para quem procura emoções fortes, novos desafios, e novas barreiras, sempre com a derradeira essência presente: a paixão por pedalar na natureza!


Toda a logística do evento concentra-se nas Caldas de Monchique, num dos locais mais mágicos e encantadores da Serra de Monchique, é impossível ficar indiferente à espectacularidade desta pequena vila termal.

É daqui que saírão e chegarão nas duas etapas.



Etapa 1 - 157Km - 3800m desnível acumulado

A primeira etapa é aquela que apresenta maiores dificuldades. São 157Km que começam com a saída do vale das Caldas de Monchique para uma ascensão gradual à Fóia, serpenteando a encosta sul da motanha, pela florestas com horizontes a perder de vista para a costa sul Algarvia e toda a serrania.

Do ponto mais alto do sul de Portugal, rumamos agora em direcção oeste num vale de grande imensidão, o destino é a sempre bela e selvagem costa Vicentina, o serpentear dos singletracks junto às praias já desertas e sem veraneantes, o cheiro do mar revolto da costa oeste farão as delicias dos que por aqui passarem.

Esta jornada épica de evasão prossegue, agora rumo ao interior, com destino às Caldas de Monchique, até lá, o planalto e o "carrossel" da Serra de Espinhaço de Cão asseguram um dia de grande "barrigada" de pedaladas.


Etapa 2 - 66Km - 2700m desnível acumulado


Depois de uma primeira etapa que tem tanto de espectacular como de exigente, como de espectacular, a 2ª etapa quer-se necessáriamente mais acessível. Com uma extensão bem mais curta, mas com um desnível acumulado de respeito o segundo dia levar-vos-à a alguns dos trilhos mais divertidos e fantásticos da zona. Para lá chegarem uma ascensão à Picota, a "irmã mais nova" da Fóia, novamente e num dos pontos mais altos do Algarve, impõem-se as paisagens com horizontes infinitos.

A recompensa do esforço feito, vem na descida rápida e com curvas e contra-curvas por entre a floresta, levam-vos a mais um carrossel até à ascensão final, que culminará numa descida de 10Km até às Caldas de Monchique, por singletracks, trilhos rápidos, e ruas de calçada de Monchique .

Prémios para todos!

Regra geral nas competições premeiam-se apenas os melhores, os mais rápidos, aqueles que se distinguem por superar os desafios nos primeiros lugares.

Não sendo essa a essência com que encaramos e organizamos o Sudoex, e apesar de ser inquestionável a vertente competitiva, achamos que devemos premiar todos os participantes, afinal de contas todos os atletas partem com um objectivo comum: a conclusão das duas etapas, a superação deste desafio!

É esse o esforço que deve ser recompensado no nosso entender, e se os campeões são distinguidos com camisolas de campeões, nós também distinguimos os finalistas do Sudoex com jerseys de finisher personalizados.

Adicionalmente farão parte de um mural que dedicaremos a todos os finalistas desta experiência única!!



Participação em equipas

À semelhança de outras provas de grande endurance e duração, o Sudoex disputa-se em equipas de dois elementos.

As duplas representam uma segurança acrescida, e um maior equilibrio na gestão e nas decisões.
Das muitas horas que passamos no selim em reconhecimentos para estes eventos sabemos ver a importância que têem as duplas. Termos alguém que puxe por nós quando temos uma quebra, ou que nos ajude quando necessitamos é meio caminho para superarmos novos desafios.

Ainda assim, nem sempre é fácil constituir uma equipa.
Andamentos diferentes, personalidades diferentes, formas de encarar as coisas, atitudes, um sem fim de variáveis que condicionam uma equipa.

Todavia, este aspecto não deve ser impeditivo à participação, pelo que encorajamos os que não têm uma equipa a visitarem o tópico do Sudoex no FórumBTT e por lá deixarem uma mensagem.




Já só falta um mês!

Os dias passam a correr, e nisto já estamos a cerca de um mês da primeira edição deste que é um dos maiores desafios de BTT organizados em Portugal.

Dois dias de de evasão, de emoções fortes, de grandes empenos, paisagens imponentes, numa expedição às profundezas do Barlavento Algarvio, entre a motanha e o mar. Estás pronto?

As inscrições decorrem até ao próximo dia 21, e estão limitadas a 50.

Mais informações disponiveis em www.sudoex.com

Boas pedaladas!