• À conquista da Ginja da mãe do Vítor!!
  • BTTrolando
  • BTTrolando
  • BTTrolando

terça-feira, 24 de julho de 2012

A volta que volta....


Há voltas que ficam na história, outras que nem estória têm. Esta felizmente tem as duas coisas.
Na falta do nosso querido líder – e não, não estou a falar do kim jong-il – que está no gozo da sua 10 semana de férias este ano, calhou-me a mim passar para o papel as incidências da volta. (Volta depressa Tó-Zé que sentimos a tua falta).



 Depois de uma semana de intensas conversações, uns dois e-mails pelo menos, ficou - e bem – decidido que a volta teria inicio no parque radical em Leiria. Há hora marcada para o início dos trabalhos estavam presentes o Cito, o Hélder e o Alexandre. O Vítor e o Hugo, nova presença, chegaram alguns minutos depois envoltos em nevoeiro e montando os seus cavalos alados cheios de força e pujança para enfrentarem a volta que se previa dura. Os restantes habitués destas voltas estão de férias pelo que não compareceram.
A volta que tínhamos inicialmente determinado foi uma generosa oferta dos nossos companheiros de pedal TSF a quem agradecemos a amabilidade. Gravado o track  no GPS e depois de conferirmos todas as presenças demos inicio aos trinta e tal quilómetros e aos cerca de mil metros de acumulado que nos esperavam.
Rolamos em direção ao Vidigal e a seguir à Ribeira (sem nome?), cortamos à esquerda em direção a Curvachia. Para aquecer os músculos iniciamos a subida que nos iria levar junto à Tosel. O Hélder e o Cito foram por ai a cima como é habitual a usar apenas um pulmão e o Hugo, pouco habituado a estas andanças e ao andamento destes dois, segui-os. Eu e o Alexandre, mais cautelosos, seguimos a um ritmo bastante mais baixo e dedicamo-nos à conversa e a admirar a paisagem, interrogando-nos como é que se podem fazer tantos quilómetros num espaço tão pequeno.

Chegados junto ao café verificamos que só abriria às 9,15 horas. Sem poder beber o café que tanto ansiávamos, seguimos em busca de outro local onde pudéssemos satisfazer aquela vontade.
Subimos ao Soutocico e ai bebemos o tal café. Voltamos a subir e demos inicio ao primeiro trilho – muito bom - que pelo menos eu desconhecia. O homem do GPS, por razões nunca apuradas, desviou-se do track pela primeira vez. De indecisão em indecisão lá apanhamos novamente o track. Depois de uma série de subidas chegamos a um local desconhecido para a maioria e que tinha um excelente singletrack com um grau de dificuldade relativamente elevado para quem ainda anda com rodinhas atrás, mas que deu muito gozo fazer.
Entramos em zonas já conhecidas de todos e fomos apanhar o estradão que nos levaria, se o GPS assim quisesse, para as Lagoas. Tal não aconteceu. O GPS empurrou-nos para uma subida em paralelos redondos e desalinhados que nos levaria à Maunça. Os mais fortes subiram quase tudo em cima das máquinas, outros houve que não subiram quase nada e outros deitaram-se – sem consequências graves – naquele chão fabuloso a olhar as estrelas às dez da manhã.
Chegados ao topo aproveitamos para saborear as excelentes iguarias que levávamos e aproveitamos para discutir a situação do País. Ao que conseguimos apurar o solo onde estávamos era oco, pelo que se aventou a hipótese de que se o chão abrisse pudéssemos chegar à China ou à Austrália, aquela hora da manhã tanto faz, e dito daquela forma parecia uma boa solução para cumprir os desejos do nosso PM, abandonar o País. 
Voltamos a pegar nas máquinas e seguimos em direção à Maunça. Depois de alguns anos nestas lides nunca tinha dado com o Trilho da Maunça. Fizemo-lo a subir e depois a descer. Não ficou no top ten dos meus preferidos. Descemos depois em direção ao trilho que no levaria à subida para o Pé da Serra. Fabuloso. É assustador a velocidade que se atinge literalmente em cima de pedra, mas o gozo supera qualquer réstia de bom senso que se devia ter ao fazer este trilho.
Subimos ao Pé da Serra, descemos junto ao MOM e voltamos a subir para a Tosel. Até aqui nada de relevante, exceto a cara de cansaço de alguns dos participantes, eu incluído. Subimos depois em direção ao Galinheiro, descobrimos um bordel ao lado e descemos aqueles trilhos fantásticos da Curvachia. Todos os sinais de cansaço desapareceram e voltou a alegria e a vontade de pedalar o mais rápido que conseguíamos.
Para alguns de nós foi o renovar do prazer que tantas vezes sentimos a descer aqueles trilhos, para o Hugo foi a primeira das muitas vezes que, estou certo, irá fazer aqueles trilhos.
 Chegados à estrada seguimos para o parque radical onde alguns tinham os carros, outros continuaram de bike até casa, todos com a noção de dever cumprido e com as forças renovadas para enfrentar mais uma semana de trabalho.
Até breve e bons trilhos.

Vitor Jesus



PS. Para os que faltaram no domingo, ao abrigo do programa educacional Relvas, podem enviar mail que nós tambem vamos dar equivalência;