Eis um cuidado que devemos ter sempre.
Sempre que praticamos desporto devemos facilitar a recuperação do esforço dispendido aquando da prática desportiva.
Assim, depois do esforço, devemos permitir que o nosso organismo retorne à calma (cool down) progressivamente, isto é, estabilizar a FC (frequência cardíaca) e a TA (tensão arterial). Fazer alongamentos e iniciar a recuperação do esforço.
Tipos de recuperação:
Física
- Activa durante o esforço – durante a prática desportiva o desportista tem momentos “bons” e “maus”, ou seja, momentos em que passa bem, outros passa mal. Logo deve gerir o esforço de modo a não esgotar as suas reservas e “expulsar” do seu organismo alguns tóxicos (p.e. acido láctico);
- Activa depois do esforço – devemos nos dias seguintes fazer movimentos semelhantes aos dos do dia anterior, isto é, solicitar os mesmos grupos musculares, para os descontrair e remover os tóxicos;
Passiva depois do esforço – normalmente associada ao banho, sauna, massagem, etc. – são “bons” porque estimulam a circulação sanguínea, o que ajuda a remover os tóxicos do organismo. Devemos ainda considerar o sono…
Nutricional
Devemos ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono, proteínas, sais minerais e vitaminas uma vez que as reservas estão baixas.
No final do esforço devemos ingerir:
- Bebidas isotónicas ou água com gás
- Barras energéticas e/ou de pasta de frutas
- Fruta
Depois, na refeição seguinte (lanche):
- Sumo de fruta
- Barras de cereais ou bolachas dietéticas
- Lácteos – iogurte ou um copo de leite
- Açucares – bolo de arroz (p.e.)
Ao jantar:
- Arroz ou massa
- Verduras cozidas ou salada
- Proteínas: 120 a 150g de carne magra (ave de preferência) ou peixe
- Um lácteo
- Um doce ou gelado (se desejar)
A recuperação depende, essencialmente, do tipo de esforço, da duração do esforço, da intensidade do esforço, da acumulação de esforço, da forma actual do desportista e das suas características individuais.
Para mais consultas:
Link 1
Link2
Link3
Link4
Abraço