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domingo, 1 de março de 2009

Pressão dos Pneus

Conhece os segredos para uma calibragem perfeita.
Uma dúvida frequente entre ciclistas é a pressão correcta a usar nos pneus.



Em geral os pneus de ciclismo são calibrados entre 80 libras psi e 110 libras, podendo chegar a 130 libras em caso de competição em bom piso.

No caso das bicicletas de montanha, a pressão pode variar desde 25 até 60 libras psi, dependendo do pneu. A pressão a ser usada nos pneus depende muito do peso do Bttista, do tipo de pneu, das condições atmosféricas, do piso e do uso que se vai fazer.

O pneu dianteiro pode ser calibrado entre 15 a 20% menos que o traseiro para ajudar a amortecer as imperfeições do terreno e poupar os braços de impactos, especialmente no caso das bicicletas de ciclismo e das de BTT sem suspensão dianteira.

Considerações a ter na altura de escolher a pressão dos pneus. Quanto mais leve o ciclista menos pressão é necessária nos pneus;
Quanto mais liso e perfeito o piso, maior pode ser a pressão;
Menos pressão nos pneus significa mais atrito com o chão, portanto maior aderência;
Maior pressão significa menos contacto com o chão, portanto menos aderência, e em contrapartida, maior velocidade da bicicleta;
Quanto mais fino o pneu, mais pressão ele admite;
Sob chuva um pneu com menor pressão terá maior aderência ao terreno.

A pressão correcta para os pneus da tua bicicleta vem da combinação dos factores acima descritos. O melhor é cada ciclista fazer testes com várias pressões e ver a que melhor se adapta ao seu estilo e à necessidade do momento. Aumenta ou diminui a pressão do pneu de 5 em 5 libras para teres parâmetros de comparação.

NOTA: pneus excessivamente vazios são mais propensos a furos e desgastam-se mais, e pneus excessivamente cheios transmitem mais impacto ao ciclista, em contrapartida tornam a bicicleta mais rápida em estrada.

"Freebike"